O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, oferecido pelo Centro de Integração Social Santo Agostinho, constitui-se como espaço de convivência para Crianças e Adolescente cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda, com precário acesso a renda e aos serviços públicos. Diálogos e fazeres constituem alternativas para o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia infanto-juvenil.
Possui caráter preventivo e proativo, antecipa-se às situações de desproteção familiar e àquelas constatadas no âmbito público, oferecendo aos usuários alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.
As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, conforme prevê a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS n° 109/2009).
A inscrição no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV é feita diretamente na secretaria do CISSA até que se preencha o número de vagas.
No SCFV são atendidas:
São atividades realizadas na Colônia de férias no mês de fevereiro e que têm como objetivo promover a integração e socialização das crianças e adolescentes, auxiliando- os no desenvolvimento físico, mental, social e emocional por meio de brincadeiras cooperativas, competitivas e lúdicas, tendo como base o tema proposto no planejamento anual.
Esse projeto tem como finalidade reconhecer a importância da arte no desenvolvimento da socialização, da criatividade e da expressão, ajudando na construção e ampliação das habilidades artísticas e estimulando a capacidade de pensar das crianças e adolescentes para reconstruir e criar.
O Projeto desenvolve atividades de teatralização, gestos corporais do dia a dia e diversos estilos de danças. Possibilita o processo criativo, a autonomia e a liberdade das crianças e adolescentes, propiciando as habilidades de observação, sensibilidade e experiências por meio de técnicas de coreografia com conceitos de empoderamento e senso crítico.
No projeto são realizados jogos musicais, aprendizagem de instrumentos musicais, brincadeiras cantadas, contação de histórias e apresentações. Deste modo, o contato com a linguagem artístico musical promove o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, prazer de ouvir música, imaginação, memória, concentração e atenção.
Este projeto oferece assistência aos alunos que apresentam algum tipo de dificuldade de aprendizagem. São realizadas atividades de leitura, interpretação de texto, desenvolvimento do raciocínio lógico, concentração e memorização que possibilitam à criança e ao adolescente não serem privados do Direito de Aprender.
O Projeto desenvolve atividades físicas e modalidades esportivas, brincadeiras lúdicas e populares com as crianças e adolescentes para que estes possam interagir e cooperar uns com os outros. Utiliza-se das modalidades: boxe; jiu jitsu; capoeira; defesa pessoal e exercícios funcionais.
O Projeto desenvolve atividades de informática básica para conhecimento e uso dos aplicativos dos sistemas operacionais do computador e tem como ponto de partida a inclusão digital. As atividades formativas são baseadas em aplicativos de informática que darão aos participantes as condições e uma formação para desenvolver suas habilidades cognitivas, bem como prepará-los para uma atuação futura no mercado de trabalho.
O Projeto desenvolve atividades que visam preparar as famílias para o desenvolvimento do diálogo, da escuta e da prática de valores que contribuam para a promoção e formação das crianças e adolescentes na cultura da paz, da solidariedade e da cidadania.
.
As atividades são realizadas por meio do diálogo inter religioso entre as crianças e adolescentes, com vistas ao entendimento das práticas religiosas e o respeito a todas as religiões, bem como suas histórias, culturas, territórios e seu modo específico de
viver.
O Projeto de robótica possibilita que crianças e adolescentes construam protótipos mecânicos e automatizados utilizando materiais reciclados e kits de robótica. O projeto busca impacto social por meio da oferta de possibilidades educativas diferenciadas, significativas e de qualidade, desenvolvendo habilidades de investigação, resolução de problemas, raciocínio lógico, criatividade, trabalho em equipe e consciência ambiental de forma lúdica.
Garanta um futuro promissor através da preparação no presente.